AULAS - 3ºB - Eletivas

Fiquem Atentos...

Na Próxima Semana...

ELETIVAS:

Chegamos a Culminância, hora de mostrar o Resultados de suas pesquisas, mostrar seu Portfólio completo e os resultados no Mundo Pós Pandemia que você descobriu ao longo dessas 8 Semanas de Estudo!


TRILHAS 8 E 9 - OITAVA SEMANA - 29/09/2020

 

Finalizando o portfólio  e  Apresentando  minhas descobertas!

Finalmente seu PORTFÓLIO deve ficar pronto!

Agora é importante de escolher uma maneira de apresentar o que você aprendeu, o que considera importante mostrar as outras pessoas, para que elas também pensem sobre o assunto, já que todos nós viveremos neste "MUNDO PÓS-PANDEMIA".

 ?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

REGISTRE NA ÚLTIMA FOLHA DO SEU PORTFÓLIO, QUAL FOI A MANEIRA ESCOLHIDA PARA DIVULGAR A APRESENTAÇÃO DO SEU TRABALHO.

SUGESTÕES:

>ARTIGO;

>>VÍDEO;

>>>POEMA;

>>>>DISSERTAÇÃO;

>>>>>DRAMATIZAÇÃO;

>>>>>>DANÇA

>>>>>>>CARTAZ VIRTUAL;

>>>>>>>>MINI DOCUMENTÁRIO

TRILHA 7 - SÉTIMA SEMANA - 22/09/2020

MOTIVAÇÃO  PARA  APRENDER!

É hora de reunir e organizar tudo o que você pesquisou, registrou, aprendeu...

É hora de organizar o seu PORTFÓLIO!

Coloque em ordem as folhas, faça ilustrações (como quiser), verifique se os textos estão corretos e, finalmente, apresente SUAS contribuições sobre os estudos que realizou.

                      ?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

 REGISTRE, DA FORMA QUE ACHAR MELHOR, AS SUAS CONTRIBUIÇÕES, OU SEJA, A(S) RESPOSTA(S) QUE ENCONTROU PARA A(S) QUESTÃO (QUESTÕES) ESCOLHIDA(S) NO INÍCIO.


TRILHA 6  - SEXTA SEMANA - 15/09/2020

PROFESSOR ORIENTADOR, UM MENTOR OU ESPECIALISTA NA ÁREA?

Agora você vai procurar outras pessoas que compartilhem de seus interesses, seja professor, familiares, amigos, colegas de sua sala ou de outra sala de nossa escola ou até mesmo de outras escolas.

Você vai combinar uma forma de comunicação com essa pessoa, fazer troca de experiencias, de conhecimentos, de pesquisa, e debaterem os assuntos para acrescentar seu portfólio.

?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

Registre no seu portfólio:

>>>>NOME (s):

                      >>>>FORMA DE COMUNICAÇÃO:

                                       >>>>DESCOBERTAS


TRILHA 5 - QUINTA SEMANA - 08/09/2020

APROFUNDANDO COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO?

Sempre é bom conversar com quem entende do assunto, não é mesmo?

Nessa etapa você deve conversar virtualmente, respeitando o isolamento social, ou também pesquisar e assistir videos de algum profissional da área para enriquecer sua pesquisa.

?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

Registre no seu portfólio:

>>>>NOME DO PROFISSIONAL:

                      >>>>PROFISSÃO:

                                       >>>>O QUE APRENDI COM ELE?

TRILHA 4 - QUARTA SEMANA - 01/09/2020

E  DEPOIS  DE  COMEÇAR?

ANIMADO (A) PARA CONTINUAR A PESQUISA?

Converse com seu professor de ELETIVAS sobre a importância da PRÁTICA DELIBERADA, ou seja, de se estudar com disciplina, mantendo sempre o foco.

                   ?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

Para que isso aconteça, defina e anote no portfólio:

 

   >>>>COMO VOU ESTUDAR:

                      >>>>QUANDO VOU ESTUDAR:

                                       >>>>DURANTE QUANTO TEMPO?

                                                       |>>>>QUAL O MEU OBJETIVO?

                                                                   

TRILHA 3 - TERCEIRA SEMANA - 25/08/2020

POR ONDE COMEÇAR...

INÍCIO DA PESQUISA

De acordo com o(s) cenário(s) que você escolheu, entre nos links propostos por seus professores das diversas disciplinas, você também pode e deve descobrir outros sites de pesquisa relacionados com o seu conteúdo.

?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

>>>>REGISTRE SUAS DESCOBERTAS NO PORTFÓLIO.


TRILHA 2 - SEGUNDA SEMANA - 18/082020

ONDE QUERO IR...

Após escolher o(s) cenário(s), você vai reler as questões propostas para confirmar o que vai pesquisar, ou seja, sobre que assunto construirá o seu portfólio.

Assim, descreva qual a principal questão que você quer achar respostas, ou a problemática que deseja solucionar.

 

 ?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?

>>>>REGISTRE SUAS DESCOBERTAS NO PORTFÓLIO.

TRILHA 1 - PRIMEIRA SEMANA - 11/08/2020

ESCOLHA  DO(S)  CENÁRIO (S)

Prepare-se para começar a sua pesquisa!

Siga a orientação de seu professor de ELETIVAS e faça a leitura do texto  Coronavírus: “A pandemia e o sistema-mundo”.

Lembre-se de destacar os trechos, ou as palavras, que você considerar importantes.

No final da leitura, você vai escolher um ou mais cenários para desenvolver suas pesquisas, registrar suas descobertas e apresentar suas conclusões. Bom Trabalho!

 

?!?!   ATENÇÃO ALUNOS  !?!?

 >>> PARA DESENVOLVER SUA PESQUISA, VOCÊ VAI MONTAR UM PORTFÓLIO! REGISTRE, ENTÃO, O(S) CENÁRIO (S) QUE VOCÊ ESCOLHEU.

O MUNDO PÓS PANDEMIA


Nessa NOVA PET, veremos e imaginaremos o Mundo Pós Pandemia, nela iremos contribuir para que o mundo seja melhor segue as orientações:

·         Nessa primeira semana você deve ler da página 1 a página 12, para conhecer os 10 cenários que serão apresentados.

·         Ao ler os dez cenários você escolherá um deles para trabalhar no decorrer dessas 8 semanas que virão.

·         Vou enviar um arquivo de pdf com as trilhas cada semana terá um trilha e uma atividade a ser feita, com anotações sempre.

·         Dessa vez vocês vão enviar as atividades somente no termino das 8 semanas porque vocês terão que montar um portfólio das oito semanas com AS ANOTAÇÕES, EM BAIXO VOU MANDAR UM MODELO DE COMO PODE SER FEITO.

·         Nessa pet vocês necessitarão de muita criatividade pois teremos que imaginar como será nossas vidas após tudo isso.

·         Segue abaixo os temas dos 10 cenários.

Cenário 1: Um fato de efeito totais Cultura, relações pessoais e festividades:

Cenário 2: Um fato de efeito totais Saúde e bem-estar:

Cenário 3: Um fato de efeito totais Lideranças políticas e sistemas de governo:

Cenário 4: Um fato de efeito totais Economia e Educação

Cenário 5: Um fato de efeito totais Meio Ambiente

Cenário 6: Um fato de efeito totais. Cibe vigilância Informática: 

Cenário 7: Um fato de efeito totais Sacrificando os avôs

Cenário 8 : Um fato de efeito totais. Heróis do nosso tempo

Cenário 9: Um fato de efeitos totais. Apoteoses da desinformação

Cenário 10: Um fato de efeito totais. Rumo ao capitalismo digital?

·         Segue abaixo o modelo para o portfólio, para quem quiser usar.

·         Todas as terças estarei online das 14h as 15h40min para tirar dúvidas e explicar a trilha da semana, podem chamar mesmo fora do horário quando precisar.

·         Não deixem acumular atividades façam em dia!.

·         Modelo do portfólio:

 

ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO

ELETIVAS – MUNDO PÓS PANDEMIA

Prof. Marcos Vinícius Rodrigues Arantes

NOME: ____________________________________________________________________ NÚMERO : _______ SÉRIE: ________

SEMANA NUMERO:                                              TRILHA NÚMERO:                                             DATA: _____/_____/________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



CULMINÂNCIA

Nessa semana encerraremos nossas pet, procurando soluções práticas para ajudar a combater a COVID-19 na cidade Sol e Lua, cada aluno ao escolher um dos sete problemas deve apresentar soluções para o mesmo e assim juntos vamos ajudar a combater, a prevenir e a modificar o cenário da COVID-19.

SEGUE ABAIXO UM MODELO FEITO POR NOSSA ALUNA ALINE, USE A CRIATIVIDADE!!!!!





PET VOLUME 4: EXATAS

Nesta primeira semana de agosto vamos trabalhar o Pet de Exatas, este pet está bem legal, nele vamos trabalhar nossa realidade a realidade do município de Cruzília, como está o quadro evolutivo da COVID-19, como está sendo trabalhado a prevenção e como está o tratamento de nossos doentes.

Vamos juntos pesquisar e conhecer melhor a realidade de nossa Cruzília para juntos na próxima semana faz\ermos nossa culminância e buscar soluções práticas para a cidade Sol e Lua ou até mesmo de nossa querida Cruzília.

Ultimo boletim da COVID-19 em nosso Município: 

Este boletim é do dia 1º de Agosto, postado na página de nossa prefeitura no Facebook, mais informações sobre a COVID-19 em nosso município vocês encontrarão no site de nossa cidade: cruzilia.mg.gov.br/coronavirus.




PET VOLUME 3: HUMANAS

Nessa pet trabalharemos as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia nela, veremos as pandemias ao longo da histórias, quais foram  e o que a sociedade fez para combatê-las, veremos um panorama da desigualdade social e econômica, como algo que influência muito no contágio da COVID-19, como as pessoas de baixa renda estão sobrevivendo a esse momento, o grande número de mortos pela COOVID-19 sendo jovens e crianças no Brasil, como fazer para que estes evitem o contágio, e a importância da solidariedade nesses momentos como conviver em isolamento social e ao mesmo temo ajudando o próximo que as vezes necessita tanto de uma ajuda seja material ou emocional.



ATENÇÃO:

A Pet de Humanas por ser uma pet extensa e de grande estudo, teremos duas semanas para a realização da mesma, pois ela necessita de uma atenção maior, temos 11 textos de apoio  para que vocês possam fazer todas as atividades e estarei a disposição sempre para ajudá-los.

FIQUEM ATENTOS:

Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.

PET VOLUME 2: NATUREZAS

Nessa segunda semana estaremos trabalhando a Pet de Ciências da natureza, nela trabalharemos as disciplinas de Física, Química e Biologia, onde veremos as seguintes situações:



FÍSICA:

Como economizar energia elétrica, nesse momento de pandemia, onde o isolamento social, faz com que permaneçamos mais tempo em casa do que o normal, como economizar desde coisas simples a utilização de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

QUÍMICA:

Veremos o que essa disciplina pode fazer para ajudar no combate a pandemia, a importância do uso do Álcool em Gel, de lavar as mãos com água e sabão e o uso de água sanitária para limpeza, quais componentes químicos fazem partes dessas ações cotidianas para evitar o contágio da COVID-19

BIOLOGIA:

Veremos como a COVID-19 se comporta dentro do nosso organismo, como ela se transmite e seu modo de reprodução.

FIQUEM ATENTOS:

Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.


.
PET VOLUME 1: LINGUAGENS

Caros alunos Nessa Pet de Linguagens trabalharemos as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, artes e Educação Física e vamos conhecer o nosso estudo de caso, "O dia em que a Terra parou", é uma história sobre a cidade Sol e Lua na qual podemos trazer para nossa realidade, pois na história o prefeito, procura soluções para combater a COVID-19, e pede a ajuda dos alunos da cidade que estão cursando o Ensino Médio Integral, sendo assim no decorrer das próximas semanas estaremos trabalhando em cima desse estudado de caso da cidade Sol e Lua na qual no fim das atividades de todas as áreas do conhecimento teremos que buscar soluções para os seguintes problemas:

PROBLEMAS:


1. A comunidade não tem o pleno entendimento de como um vírus pode agir no corpo. Por isso, a Prefeitura da cidade pediu ajuda aos professores de Biologia e estudantes. Entusiasmados, eles aceitaram prontamente.

 2. O prefeito da cidade está muito preocupado com informações falsas (fake news) que circulam nas redes sociais e lembrou do jornal virtual produzido pela escola. Os estudantes do Clube do Jornal se ofereceram para apoiar com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa. 

3. São poucos os profissionais da Secretaria de Saúde que sabem calcular e interpretar a curva de crescimento da Covid-19 dos outros países. A Secretaria precisa que um número maior de pessoas que saibam interpretar os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O professor de Matemática e um grupo de estudantes disseram ao prefeito que esse assunto interessa muito e que podem liderar essa ação. 

4. A Prefeitura não dispõe de número suficiente de pessoas para realizar pesquisas sobre as condições sociais das localidades de maior vulnerabilidade, bem como de pessoas que possam realizar estudos sobre a ética nas profissões diante da pandemia. Assim, solicitou o apoio dos professores de Sociologia e Filosofia, bem como dos estudantes, que logo se propuseram a pesquisar.

 5. A Secretaria de Saúde não tem ampla divulgação de conteúdo sobre a importância da imunidade na vida humana e dos exercícios físicos. Ao apresentar esta situação, parte dos estudantes presentes na videoconferência, bem como o professor de Educação Física, disseram que já desenvolveram um estudo sobre o tema e se colocaram à disposição para aperfeiçoar o estudo e apoiar a ação. 

6. A Prefeitura também está preocupada com o bem estar das pessoas e em oferecer condições para que elas sintam-se melhor durante o confinamento social por meio da arte. Prontamente, um grupo de estudantes comunicou que eles desenvolveram um estudo recente sobre os artistas plásticos e músicos da cidade e que seria bem interessante se envolverem com essa ação. O professor de Artes lembrou da experiência escolar com visitas virtuais a museus famosos e o Prefeito ficou bastante entusiasmado, comunicando que na sede da Prefeitura há instrumentos musicais que ainda não foram entregues e uma grande quantidade de papéis, tintas, pincéis e lápis. Nesse momento, os estudantes falaram que é uma excelente notícia e se propuseram ajudar as pessoas a se conectarem com as diferentes formas de arte. 

7. O Secretário de Saúde disse que gostaria de ideias de como poderia solucionar a problemática da alta ocupação nos hospitais e a falta de materiais de proteção para os médicos. Nesse momento, os estudantes associados a dois Clubes de Protagonismo se ofereceram para pensar em soluções e formas de mobilizar mais pessoas a serviço do bem coletivo.


FIQUEM ATENTOS:

Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário