Fiquem Atentos...
Na Próxima Semana...
ELETIVAS:
Chegamos a Culminância, hora de mostrar o Resultados de suas pesquisas, mostrar seu Portfólio completo e os resultados no Mundo Pós Pandemia que você descobriu ao longo dessas 8 Semanas de Estudo!
TRILHAS 8 E 9 - OITAVA SEMANA - 29/09/2020
Finalizando o portfólio e
Apresentando minhas descobertas!
Finalmente seu PORTFÓLIO deve ficar pronto!
Agora é importante de escolher uma maneira de apresentar o que você aprendeu, o que considera importante mostrar as outras pessoas, para que elas também pensem sobre o assunto, já que todos nós viveremos neste "MUNDO PÓS-PANDEMIA".
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
REGISTRE NA ÚLTIMA FOLHA DO SEU PORTFÓLIO, QUAL FOI A MANEIRA ESCOLHIDA PARA DIVULGAR A APRESENTAÇÃO DO SEU TRABALHO.
SUGESTÕES:
>ARTIGO;
>>VÍDEO;
>>>POEMA;
>>>>DISSERTAÇÃO;
>>>>>DRAMATIZAÇÃO;
>>>>>>DANÇA
>>>>>>>CARTAZ VIRTUAL;
>>>>>>>>MINI DOCUMENTÁRIO
TRILHA 7 - SÉTIMA SEMANA - 22/09/2020
MOTIVAÇÃO PARA APRENDER!
É hora de reunir e organizar tudo o que você pesquisou, registrou,
aprendeu...
É hora de organizar o seu PORTFÓLIO!
Coloque em ordem as folhas, faça ilustrações (como quiser), verifique se
os textos estão corretos e, finalmente, apresente SUAS contribuições sobre os
estudos que realizou.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
REGISTRE, DA FORMA QUE ACHAR
MELHOR, AS SUAS CONTRIBUIÇÕES, OU SEJA, A(S) RESPOSTA(S) QUE ENCONTROU PARA
A(S) QUESTÃO (QUESTÕES) ESCOLHIDA(S) NO INÍCIO.
TRILHA 6 - SEXTA SEMANA - 15/09/2020
PROFESSOR ORIENTADOR, UM MENTOR OU ESPECIALISTA NA ÁREA?
Agora você vai procurar outras pessoas que compartilhem de seus interesses, seja professor, familiares, amigos, colegas de sua sala ou de outra sala de nossa escola ou até mesmo de outras escolas.
Você vai combinar uma forma de comunicação com essa pessoa, fazer troca de experiencias, de conhecimentos, de pesquisa, e debaterem os assuntos para acrescentar seu portfólio.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
Registre no seu portfólio:
>>>>NOME (s):
>>>>FORMA DE COMUNICAÇÃO:
>>>>DESCOBERTAS
TRILHA 5 - QUINTA SEMANA - 08/09/2020
APROFUNDANDO COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO?
Sempre é bom conversar com quem entende do assunto, não é mesmo?
Nessa etapa você deve conversar virtualmente, respeitando o isolamento social, ou também pesquisar e assistir videos de algum profissional da área para enriquecer sua pesquisa.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
Registre no seu portfólio:
>>>>NOME DO PROFISSIONAL:
>>>>PROFISSÃO:
>>>>O QUE APRENDI COM ELE?
TRILHA 4 - QUARTA SEMANA - 01/09/2020
E DEPOIS DE COMEÇAR?
ANIMADO (A) PARA CONTINUAR A PESQUISA?
Converse com seu professor de ELETIVAS sobre a importância da PRÁTICA
DELIBERADA, ou seja, de se estudar com disciplina, mantendo sempre o foco.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
Para que isso aconteça, defina e anote no portfólio:
>>>>COMO VOU ESTUDAR:
>>>>QUANDO VOU
ESTUDAR:
>>>>DURANTE QUANTO TEMPO?
|>>>>QUAL O MEU OBJETIVO?
TRILHA 3 - TERCEIRA SEMANA - 25/08/2020
POR ONDE COMEÇAR...
INÍCIO DA PESQUISA
De acordo com o(s) cenário(s) que você escolheu, entre nos links propostos por seus professores das diversas disciplinas, você também pode e deve descobrir outros sites de pesquisa relacionados com o seu conteúdo.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
>>>>REGISTRE SUAS DESCOBERTAS NO PORTFÓLIO.
TRILHA 2 - SEGUNDA SEMANA - 18/082020
ONDE QUERO IR...
Após escolher o(s) cenário(s), você vai reler as questões propostas para
confirmar o que vai pesquisar, ou seja, sobre que assunto construirá o seu portfólio.
Assim, descreva qual a principal questão que você quer achar respostas,
ou a problemática que deseja solucionar.
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
>>>>REGISTRE SUAS DESCOBERTAS NO PORTFÓLIO.
TRILHA 1 - PRIMEIRA SEMANA - 11/08/2020
ESCOLHA DO(S) CENÁRIO (S)
Prepare-se para
começar a sua pesquisa!
Siga a orientação de
seu professor de ELETIVAS e faça a leitura do texto Coronavírus: “A
pandemia e o sistema-mundo”.
Lembre-se de destacar os trechos, ou as palavras, que você considerar
importantes.
No final da leitura, você vai escolher um ou mais cenários para
desenvolver suas pesquisas, registrar suas descobertas e apresentar suas
conclusões. Bom Trabalho!
?!?! ATENÇÃO ALUNOS !?!?
>>> PARA DESENVOLVER SUA PESQUISA,
VOCÊ VAI MONTAR UM PORTFÓLIO! REGISTRE, ENTÃO, O(S) CENÁRIO (S) QUE VOCÊ
ESCOLHEU.
O MUNDO PÓS PANDEMIA
Nessa NOVA PET,
veremos e imaginaremos o Mundo Pós Pandemia, nela iremos contribuir para que o
mundo seja melhor segue as orientações:
·
Nessa
primeira semana você deve ler da página 1 a página 12, para conhecer os 10
cenários que serão apresentados.
·
Ao
ler os dez cenários você escolherá um deles para trabalhar no decorrer dessas
8 semanas que virão.
·
Vou
enviar um arquivo de pdf com as trilhas cada semana terá um trilha e uma
atividade a ser feita, com anotações sempre.
·
Dessa
vez vocês vão enviar as atividades somente no termino das 8 semanas porque
vocês terão que montar um portfólio das oito semanas com AS ANOTAÇÕES, EM BAIXO
VOU MANDAR UM MODELO DE COMO PODE SER FEITO.
·
Nessa
pet vocês necessitarão de muita criatividade pois teremos que imaginar como
será nossas vidas após tudo isso.
·
Segue
abaixo os temas dos 10 cenários.
Cenário 1: Um fato de efeito totais Cultura, relações pessoais e
festividades:
Cenário 2:
Um fato de efeito totais
Saúde e bem-estar:
Cenário 3:
Um fato de efeito totais
Lideranças políticas e sistemas de governo:
Cenário 4: Um fato de efeito totais Economia e Educação
Cenário 5:
Um fato de efeito totais
Meio Ambiente
Cenário 6:
Um fato de efeito totais. Cibe
vigilância Informática:
Cenário 7:
Um fato de efeito totais
Sacrificando os avôs
Cenário 8 : Um fato de efeito totais. Heróis do nosso tempo
Cenário 9: Um fato de efeitos totais. Apoteoses da desinformação
Cenário 10: Um fato de efeito totais. Rumo ao capitalismo digital?
·
Segue
abaixo o modelo para o portfólio, para quem quiser usar.
·
Todas
as terças estarei online das 14h as 15h40min para tirar dúvidas e explicar a
trilha da semana, podem chamar mesmo fora do horário quando precisar.
·
Não
deixem acumular atividades façam em dia!.
·
Modelo
do portfólio:
ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO
ELETIVAS – MUNDO PÓS PANDEMIA
Prof. Marcos Vinícius Rodrigues Arantes
NOME:
____________________________________________________________________ NÚMERO : _______ SÉRIE:
________
SEMANA
NUMERO: TRILHA
NÚMERO: DATA: _____/_____/________
CULMINÂNCIA
Nessa semana encerraremos nossas pet, procurando soluções práticas para ajudar a combater a COVID-19 na cidade Sol e Lua, cada aluno ao escolher um dos sete problemas deve apresentar soluções para o mesmo e assim juntos vamos ajudar a combater, a prevenir e a modificar o cenário da COVID-19.
SEGUE ABAIXO UM MODELO FEITO POR NOSSA ALUNA ALINE, USE A CRIATIVIDADE!!!!!
PET VOLUME 4: EXATAS
Nesta primeira semana de agosto vamos trabalhar o Pet de Exatas, este pet está bem legal, nele vamos trabalhar nossa realidade a realidade do município de Cruzília, como está o quadro evolutivo da COVID-19, como está sendo trabalhado a prevenção e como está o tratamento de nossos doentes.
Vamos juntos pesquisar e conhecer melhor a realidade de nossa Cruzília para juntos na próxima semana faz\ermos nossa culminância e buscar soluções práticas para a cidade Sol e Lua ou até mesmo de nossa querida Cruzília.
Ultimo boletim da COVID-19 em nosso Município:
Este boletim é do dia 1º de Agosto, postado na página de nossa prefeitura no Facebook, mais informações sobre a COVID-19 em nosso município vocês encontrarão no site de nossa cidade: cruzilia.mg.gov.br/coronavirus.
PET VOLUME 3: HUMANAS
Nessa pet trabalharemos as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia nela, veremos as pandemias ao longo da histórias, quais foram e o que a sociedade fez para combatê-las, veremos um panorama da desigualdade social e econômica, como algo que influência muito no contágio da COVID-19, como as pessoas de baixa renda estão sobrevivendo a esse momento, o grande número de mortos pela COOVID-19 sendo jovens e crianças no Brasil, como fazer para que estes evitem o contágio, e a importância da solidariedade nesses momentos como conviver em isolamento social e ao mesmo temo ajudando o próximo que as vezes necessita tanto de uma ajuda seja material ou emocional.
ATENÇÃO:
A Pet de Humanas por ser uma pet extensa e de grande estudo, teremos duas semanas para a realização da mesma, pois ela necessita de uma atenção maior, temos 11 textos de apoio para que vocês possam fazer todas as atividades e estarei a disposição sempre para ajudá-los.
FIQUEM ATENTOS:
Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.
PET VOLUME 2: NATUREZAS
Nessa segunda semana estaremos trabalhando a Pet de Ciências da natureza, nela trabalharemos as disciplinas de Física, Química e Biologia, onde veremos as seguintes situações:
FÍSICA:
Como economizar energia elétrica, nesse momento de pandemia, onde o isolamento social, faz com que permaneçamos mais tempo em casa do que o normal, como economizar desde coisas simples a utilização de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
QUÍMICA:
Veremos o que essa disciplina pode fazer para ajudar no combate a pandemia, a importância do uso do Álcool em Gel, de lavar as mãos com água e sabão e o uso de água sanitária para limpeza, quais componentes químicos fazem partes dessas ações cotidianas para evitar o contágio da COVID-19
BIOLOGIA:
Veremos como a COVID-19 se comporta dentro do nosso organismo, como ela se transmite e seu modo de reprodução.
FIQUEM ATENTOS:
Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.
.
PET VOLUME 1: LINGUAGENS
Caros alunos Nessa Pet de Linguagens trabalharemos as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, artes e Educação Física e vamos conhecer o nosso estudo de caso, "O dia em que a Terra parou", é uma história sobre a cidade Sol e Lua na qual podemos trazer para nossa realidade, pois na história o prefeito, procura soluções para combater a COVID-19, e pede a ajuda dos alunos da cidade que estão cursando o Ensino Médio Integral, sendo assim no decorrer das próximas semanas estaremos trabalhando em cima desse estudado de caso da cidade Sol e Lua na qual no fim das atividades de todas as áreas do conhecimento teremos que buscar soluções para os seguintes problemas:
PROBLEMAS:
1. A comunidade não tem o pleno entendimento de como um vírus pode agir no corpo. Por isso, a Prefeitura da
cidade pediu ajuda aos professores de Biologia e estudantes. Entusiasmados, eles aceitaram prontamente.
2. O prefeito da cidade está muito preocupado com informações falsas (fake news) que circulam nas redes sociais e
lembrou do jornal virtual produzido pela escola. Os estudantes do Clube do Jornal se ofereceram para apoiar com a
ajuda dos professores de Língua Portuguesa.
3. São poucos os profissionais da Secretaria de Saúde que sabem calcular e interpretar a curva de crescimento da
Covid-19 dos outros países. A Secretaria precisa que um número maior de pessoas que saibam interpretar os
dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O professor de Matemática e um grupo de estudantes disseram
ao prefeito que esse assunto interessa muito e que podem liderar essa ação.
4. A Prefeitura não dispõe de número suficiente de pessoas para realizar pesquisas sobre as condições sociais
das localidades de maior vulnerabilidade, bem como de pessoas que possam realizar estudos sobre a ética nas
profissões diante da pandemia. Assim, solicitou o apoio dos professores de Sociologia e Filosofia, bem como dos
estudantes, que logo se propuseram a pesquisar.
5. A Secretaria de Saúde não tem ampla divulgação de conteúdo sobre a importância da imunidade na vida
humana e dos exercícios físicos. Ao apresentar esta situação, parte dos estudantes presentes na
videoconferência, bem como o professor de Educação Física, disseram que já desenvolveram um estudo sobre o
tema e se colocaram à disposição para aperfeiçoar o estudo e apoiar a ação.
6. A Prefeitura também está preocupada com o bem estar das pessoas e em oferecer condições para que elas
sintam-se melhor durante o confinamento social por meio da arte. Prontamente, um grupo de estudantes
comunicou que eles desenvolveram um estudo recente sobre os artistas plásticos e músicos da cidade e que
seria bem interessante se envolverem com essa ação. O professor de Artes lembrou da experiência escolar com
visitas virtuais a museus famosos e o Prefeito ficou bastante entusiasmado, comunicando que na sede da
Prefeitura há instrumentos musicais que ainda não foram entregues e uma grande quantidade de papéis, tintas, pincéis e lápis. Nesse momento, os estudantes falaram que é uma excelente notícia e se propuseram ajudar as
pessoas a se conectarem com as diferentes formas de arte.
7. O Secretário de Saúde disse que gostaria de ideias de como poderia solucionar a problemática da alta
ocupação nos hospitais e a falta de materiais de proteção para os médicos. Nesse momento, os estudantes
associados a dois Clubes de Protagonismo se ofereceram para pensar em soluções e formas de mobilizar mais
pessoas a serviço do bem coletivo.
FIQUEM ATENTOS:
Nossa aula online é toda Terça-Feira das 14h as 15h40min, estarei também a disposição no nosso grupo de whatssap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário