ESTUDOS ORIENTADOS 2 – PET VOLUME 4
Prof. Marcos Vinícius Rodrigues Arantes
NOME: ____________________________________________________________
NÚMERO: _______ SÉRIE: ________
Segue abaixo as
atividades de Estudos Orientados 2,e as atividades da Pet Volume 4, ela vai da
página 160 a 176, sendo que nas duas primeiras semanas você irá criar uma
agenda de prioridades, e nas semanas 3 e 4 vai criar formas de aprendizagem,
juntos vamos construir uma verdadeira
rede de conhecimento. Você deve responder as questões no decorrer das 4
próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com
SEMANAS 1 e 2:
Agenda de Prioridades...
Questão
1:
Entendendo melhor a agenda de estudos: Ir estudando o que aparece no seu dia a dia, de acordo com as demandas dos conteúdos escolares, não é apenas o que se espera de você, pois para ter o domínio da sua aprendizagem não significa estudar um componente curricular para dominá-lo ou conseguir uma aprovação. É importante ir além disso! E, a organização da sua agenda de estudos é apenas uma das estratégias para você ter domínio sobre a sua própria aprendizagem. Portanto, o mais importante é você ter objetivos claros sobre o que deseja aprender. Então, você já pensou sobre quais são os conteúdos que você tem interesse em aprender? O que gostaria de saber mais? Escreva sobre isso:
Questão 2:
Para melhorar e deixar mais clara a sua agenda de estudos é preciso responder novamente, para ter certeza: o que preciso aprender? Responder essa pergunta inclui pensar sobre o que é urgente aprender, como os conteúdos dos componentes curriculares que você tem mais dificuldade, mas sem esquecer, dos estudos que tem adorado fazer! É por isso que essa pergunta não é tão fácil de ser respondida. Então, pense bem e escreva sobre isso:
Questão
3:
Agora é a sua vez! Pense em um componente curricular que você está estudando nesta semana. O que você precisa aprender nesse componente? Esses conteúdos são seus objetivos a curto prazo!
Questão 4:
Pense em algum imprevisto que já ocorreu durante a sua semana de estudos e escreva como você acha que isso impactou nas suas prioridades de estudo? De que forma? Não importa que na época que isso ocorreu, você nem se deu conta de analisar o fato sob essa perspectiva.
Questão 5:
Sobre o que você disse na questão no 1, em relação aos seus interesses em aprender, quanto tempo você acha que precisará estudar sobre isso? Veja se você consegue definir em conteúdos e horas semanais de estudo isso e escreva aqui:
Questão 6:
Você acha que é importante conhecer seus pontos fortes e suas dificuldades para ajudar na elaboração da sua agenda de estudos? Por quê?
Questão 7:
Defina as suas metas de estudo no componente curricular de Matemática! Para isso, pense no que você precisa aprender nessa semana e quais são as suas prioridades de conteúdo deste componente curricular:
Questão 8:
Agora que você aprofundou seus conhecimentos sobre a agenda de estudos, reflita sobre a seguinte afirmação: “Fazer uma agenda de estudos é a melhor forma de se organizar para estudar cada vez melhor.” Você concorda com essa afirmação? Por quê?
SEMANAS 3 e 4:
Minhas Formas de
Aprendizagem...
Questão 1:
O que você sabe sobre quais são as formas de ensinar dos seus professores que mais lhe ajudam a aprender? Como os conteúdos são desenvolvidos com frequência nas aulas dos componentes curriculares?
Questão 2:
Leia
o texto abaixo:
OS 7 TIPOS DE APRENDIZAGEM:
DESCUBRA O SEU Afinal, quais são os tipos de aprendizagem? Não existe um tipo de inteligência melhor ou pior que o outro. Cada um tem seu valor e, por isso, as pessoas são tão diferentes, cada qual com suas habilidades. Neste artigo, você conhecerá os 7 tipos de aprendizagem, listados aqui em ordem alfabética. Dessa forma, saberá que tipo de pessoa se encaixa em cada um deles.
1. Corporal-cinestésica Essa é a inteligência que move os atletas, dançarinos e todos capazes de fazer coisas incríveis com o próprio corpo. Nesse caso, a aprendizagem funciona melhor com tarefas práticas, construções e atividades físicas.
2. Espacial Esse tipo de aprendizagem está ligado à percepção visual. Cineastas, arquitetos e até pilotos de avião costumam ter essa inteligência. Pessoas assim aprendem melhor com a visualização de gráficos, organogramas e esquemas.
3. Interpessoal A inteligência interpessoal está ligada à capacidade de interagir e lidar com pessoas. Quem possui essas habilidades têm capacidade de ensinar e liderar. Para pessoas com esse tipo de inteligência, a melhor forma de aprender é com os estudos e trabalhos em grupo.
4. Intrapessoal A inteligência intrapessoal é a habilidade de conhecer e compreender a si mesmo. Quem se identifica com esse tipo de aprendizagem, terá melhor desempenho em atividades individuais. Seus estudos e pesquisas devem ser totalmente focados em seu próprio aprendizado.
5. Linguística Essa é a inteligência encontrada em escritores, jornalistas, publicitários, comunicadores e professores. Trata-se da capacidade de usar a linguagem na transmissão de ideias, de forma escrita ou oral. Seu aprendizado funciona melhor com a leitura e produção de textos, como resenhas e resumos. Explicar a matéria para si mesmo ou para a turma também é uma ótima forma aprender.
6. Lógico-matemática Esta habilidade está presente em matemáticos, físicos e programadores de softwares. Tratase da capacidade de identificar padrões lógicos em linhas de raciocínio. Assim, a melhor forma de aprender é por meio da resolução de problemas, classificações, tabelas e gráficos.
7. Musical Como o próprio nome sugere, este é o tipo de aprendizagem encontrada nos músicos e poetas. Está ligada à capacidade de produzir sons e ritmos com instrumentos e palavras. Pessoas assim absorvem melhor o conteúdo estudado por meio de melodias e ritmos.
Posso ter mais de um tipo de aprendizagem? Segundo Gardner, sim. A pesquisa feita pelo psicólogo concluiu que todos possuem os 7 tipos de aprendizagem. No entanto, a maioria das pessoas têm, no máximo, dois deles bem desenvolvidos.
UNIGRAN
EAD. Os 7 tipos de aprendizagem. Descubra o seu. Disponível em:
AGORA RESPONDA
Agora que já foram apresentados alguns tipos de aprendizagem, com qual (quais) dela (s) você acha que aprende melhor? Conte um pouco porque essa forma de estudar é a melhor para você!
Questão 3:
Para
aprofundar seu conhecimento sobre as diferentes formas de aprender, veja na
sequência um infográfico que mostra a taxa de aprendizagem de acordo com cada
atividade realizada:
AGORA RESPONDA:
a) a) Qual é a atividade que mais gera a aprendizagem?
b) b) Para você, a atividade do infográfico que mais gera a aprendizagem é a que você aprende mais? Justifique a sua resposta:
Questão 4:
Faça uma lista de todos os componentes curriculares que você tem na escola (Língua Portuguesa, Matemática, História etc.) Agora, escreva qual é a forma que você aprende melhor para cada um desses componentes. Verifique se é a mesma forma para todos ou se são diferentes.
Questão 5:
De acordo com o que você respondeu na questão anterior, você acha que para cada componente curricular a forma de estudo tem que ser a mesma? Ou pode-se utilizar formas de estudo diferentes dependendo do conteúdo?
Questão 6:
Experimente,
na próxima semana, estudar os componentes curriculares de acordo com o que você
respondeu na questão anterior! Ah, lembre-se de anotar aqui como foi o seu
rendimento de estudo. Será que você vai aprender melhor e mais rápido, por
exemplo?
OBSERVAÇÃO:
Nossa PET VOLUME 4 vai da página 160 a 176 resumi
nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer.
Segue abaixo as
atividades de Estudos Orientados 2, nela, vocês vão planejar, executar, avaliar
e ajustar, o cronograma de estudos de vocês dessa Terceira Pet, onde de maneira
organizada e criativa, você deve aproveitar seu tempo para adquirir
conhecimento e assim juntos vamos transformar essa realidade dos estudos online
em uma verdadeira rede de conhecimento. Você deve responder as questões no
decorrer das 4 próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com
Questão 1: (1ª Semana)
A) Como tem
organizado seu espaço de estudo? Ele é específico para você ou você utiliza um
espaço coletivo dentro de sua casa? Justifique.
B) Quais as
características principais dos espaços existentes na minha casa? Você consegue
transformar algum espaço em um cantinho próprio para o estudo? Justifique.
Questão 2: (2ª Semana)
A) O meu
ambiente de estudo está me ajudando a aprender? Como posso melhorar?
B) Você já parou
para pensar que uma diferença comum entre as pessoas é o quanto o silêncio ou o
barulho ajudam na hora de estudar? E com você? O barulho ajuda na hora de
estudar? E o silêncio? Escreva sobre o seu perfil em relação a essas duas
características do ambiente de estudo e como elas interferem na sua forma de
aprender:
C) Faça uma
experiência em estudar em um ambiente isolado em silêncio e outra em um
ambiente de barulho e nos diga como foi sua experiência:
AMBIENTE SILENCIOSO |
AMBIENTE BARULHENTO |
|
|
D) Monte seu
horário de estudo, programe seu horário para acompanhar as aulas, crie um
intervalo para seu almoço, e também após o horário das aulas, crie uma rotina
de estudos.
Turno/Manhã |
2ª-feira |
3ª-feira |
4ª-feira |
5ª-feira |
6ª-feira |
1ª Aula |
|
|
|
|
|
2ª Aula |
|
|
|
|
|
3ª Aula |
|
|
|
|
|
4ª Aula |
|
|
|
|
|
5ª Aula |
|
|
|
|
|
6ª Aula |
|
|
|
|
|
Almoço |
|
|
|
|
|
Turno/Tarde |
|
|
|
|
|
1ª Aula |
|
|
|
|
|
2ª Aula |
|
|
|
|
|
3ª Aula |
|
|
|
|
|
Rotina
de estudos Individual |
|
|
|
|
|
Questão 3: (3ª Semana)
É hora de
colocar em prática suas prioridades. Pensando em como utilizar melhor o seu
tempo de estudo, faça uma lista de todos os conteúdos que você acredita ter
mais facilidade em estudar e uma lista dos conteúdos que você tem mais
dificuldade em estudar. Que tal partir das demandas dos conteúdos das tarefas
que você tem que fazer neste mês?
CONTEÚDOS COM FACILIDADE |
CONTEÚDOS COM DIFICULDADE |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Questão 4: (4ª Semana)
A) A partir
desses conteúdos, liste todos os assuntos que você está estudando OU MELHOR OS
PRINCIPAIS ASSUNTOS DE CADA DISCIPLINA. Colocar os conteúdos no papel ajuda
você a ter uma ideia melhor do que é preciso ser feito.
DISCIPLINA |
CONTEÚDO |
Língua Portuguesa: |
|
Língua inglesa: |
|
Língua Espanhola: |
|
Matemática: |
|
Química: |
|
Física: |
|
Biologia: |
|
História: |
|
Geografia: |
|
Filosofia: |
|
Sociologia: |
|
Educação Física: |
|
Artes: |
|
Estudos orientados I: |
|
Estudos Orientados II: |
|
Praticas Experimentais: |
|
Projeto de Vida: |
|
Eletivas: |
|
B) Agora que
você já estudou bastante sobre prioridades nessas duas últimas semanas, pegue
seu caderno, volte aos seus apontamentos sobre o tema e registre seus
pensamentos sobre a seguinte questão: Quais os conteúdos que você identifica
que ainda não aprendeu e são importantes para você entender melhor todas as
aulas dos componentes curriculares da sua escola? Isso deve alimentar as suas
prioridades de estudo.
OBSERVAÇÃO:
Nossa PET VOLUME 3 vai da página 175 a 187 resumi
nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer, SÃO
ATIVIDADES PARA PLANEJAR EXECUTAR, AVALIAR E REAJUSTAR..
Segue abaixo as
atividades de Estudos Orientados 2, nela, vocês vão planejar, executar, avaliar
e ajustar, o cronograma de estudos de vocês dessa Segunda Pet, onde de maneira
organizada e criativa, você deve aproveitar seu tempo para adquirir
conhecimento e assim juntos vamos transformar essa realidade dos estudos online
em uma verdadeira rede de conhecimento. Você deve responder as questões no
decorrer das 4 próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com
Questão 1: (1ª Semana)
Como tem sido a
experiência de estudar em casa ? Justifique.
Questão 2: (1ª Semana)
Como você tem
organizado seu horário? Tem conseguido participar de todas as aulas?
Questão 3: (1ª Semana)
Você tem
conseguido fazer todas as atividades? Justifique, se sua resposta for não nos
explique o principal motivo de não estar fazendo.
Questão 4: (1ª Semana)
Monte seu
horário de estudo, programe seu horário para acompanhar as aulas, crie um
intervalo para seu almoço, e também após o horário das aulas, crie uma rotina
de estudos.
Turno/Manhã |
2ª-feira |
3ª-feira |
4ª-feira |
5ª-feira |
6ª-feira |
1ª Aula |
|
|
|
|
|
2ª Aula |
|
|
|
|
|
3ª Aula |
|
|
|
|
|
4ª Aula |
|
|
|
|
|
5ª Aula |
|
|
|
|
|
6ª Aula |
|
|
|
|
|
Almoço |
|
|
|
|
|
Turno/Tarde |
|
|
|
|
|
1ª Aula |
|
|
|
|
|
2ª Aula |
|
|
|
|
|
3ª Aula |
|
|
|
|
|
Rotina
de estudos Individual |
|
|
|
|
|
Questão 5: (2ª a 4ª Semana)
Nesse Segundo
Volume das Pets você está conseguindo manter as atividades em dia? Justifique.
Questão 6: (2ª a 4ª Semana)
Ao termino
dessas semanas qual a avaliação que você faz dos seus estudos? Teve ajuda?
Justifique.
Questão 7: (2ª a 4ªSemana)
Agora após a
avaliação feita, como você pode melhorar seu desempenho? Justifique.
OBSERVAÇÃO:
Nossa PET VOLUME 2 vai da página 192 a 194 resumi nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer, POIS AS ATIVIDADES SÃO SEMELEHANTES A DO VOLUME ANTERIOR PARA PLANEJAR EXECUTAR, AVALIAR E REAJUSTAR, quem não fez as atividades da PET VOLUME 1 ainda, faça respondendo essas mesmas questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário