AULAS - 2°C

AULAS PARA PET VOLUME 4:

Nessa pet trabalhamos em dois blocos de duas semanas, são eles:

SEMANAS 1 E 2

Agenda de Prioridades... (serão 8 questões)

SEMANAS 3 E 4

Minhas Formas de Aprendizagem... (serão 6 questões)

Segue abaixo as atividades par as 4 SEMANAS DE PET VOLUME 4:

ESCOLA ESTADUAL SÃO SEBASTIÃO

ESTUDOS ORIENTADOS 2 – PET VOLUME 4

Prof. Marcos Vinícius Rodrigues Arantes

NOME: ____________________________________________________________ NÚMERO: _______ SÉRIE: ________

Segue abaixo as atividades de Estudos Orientados 2,e as atividades da Pet Volume 4, ela vai da página 160 a 176, sendo que nas duas primeiras semanas você irá criar uma agenda de prioridades, e nas semanas 3 e 4 vai criar formas de aprendizagem, juntos vamos construir  uma verdadeira rede de conhecimento. Você deve responder as questões no decorrer das 4 próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com

SEMANAS 1 e 2:

Agenda de Prioridades...

Questão 1:

Entendendo melhor a agenda de estudos: Ir estudando o que aparece no seu dia a dia, de acordo com as demandas dos conteúdos escolares, não é apenas o que se espera de você, pois para ter o domínio da sua aprendizagem não significa estudar um componente curricular para dominá-lo ou conseguir uma aprovação. É importante ir além disso! E, a organização da sua agenda de estudos é apenas uma das estratégias para você ter domínio sobre a sua própria aprendizagem. Portanto, o mais importante é você ter objetivos claros sobre o que deseja aprender. Então, você já pensou sobre quais são os conteúdos que você tem interesse em aprender? O que gostaria de saber mais? Escreva sobre isso:

Questão 2:

Para melhorar e deixar mais clara a sua agenda de estudos é preciso responder novamente, para ter certeza: o que preciso aprender? Responder essa pergunta inclui pensar sobre o que é urgente aprender, como os conteúdos dos componentes curriculares que você tem mais dificuldade, mas sem esquecer, dos estudos que tem adorado fazer! É por isso que essa pergunta não é tão fácil de ser respondida. Então, pense bem e escreva sobre isso:

Questão 3:

Agora é a sua vez! Pense em um componente curricular que você está estudando nesta semana. O que você precisa aprender nesse componente? Esses conteúdos são seus objetivos a curto prazo!

Questão 4:

Pense em algum imprevisto que já ocorreu durante a sua semana de estudos e escreva como você acha que isso impactou nas suas prioridades de estudo? De que forma? Não importa que na época que isso ocorreu, você nem se deu conta de analisar o fato sob essa perspectiva.

Questão 5:

Sobre o que você disse na questão no 1, em relação aos seus interesses em aprender, quanto tempo você acha que precisará estudar sobre isso? Veja se você consegue definir em conteúdos e horas semanais de estudo isso e escreva aqui:

Questão 6:

Você acha que é importante conhecer seus pontos fortes e suas dificuldades para ajudar na elaboração da sua agenda de estudos? Por quê?

Questão 7:

Defina as suas metas de estudo no componente curricular de Matemática! Para isso, pense no que você precisa aprender nessa semana e quais são as suas prioridades de conteúdo deste componente curricular:

Questão 8:

Agora que você aprofundou seus conhecimentos sobre a agenda de estudos, reflita sobre a seguinte afirmação: “Fazer uma agenda de estudos é a melhor forma de se organizar para estudar cada vez melhor.” Você concorda com essa afirmação? Por quê?

SEMANAS 3 e 4:

Minhas Formas de Aprendizagem...

Questão 1:

O que você sabe sobre quais são as formas de ensinar dos seus professores que mais lhe ajudam a aprender? Como os conteúdos são desenvolvidos com frequência nas aulas dos componentes curriculares?

Questão 2:

Leia o texto abaixo:

OS 7 TIPOS DE APRENDIZAGEM:

 DESCUBRA O SEU Afinal, quais são os tipos de aprendizagem? Não existe um tipo de inteligência melhor ou pior que o outro. Cada um tem seu valor e, por isso, as pessoas são tão diferentes, cada qual com suas habilidades. Neste artigo, você conhecerá os 7 tipos de aprendizagem, listados aqui em ordem alfabética. Dessa forma, saberá que tipo de pessoa se encaixa em cada um deles.

 1. Corporal-cinestésica Essa é a inteligência que move os atletas, dançarinos e todos capazes de fazer coisas incríveis com o próprio corpo. Nesse caso, a aprendizagem funciona melhor com tarefas práticas, construções e atividades físicas.

2. Espacial Esse tipo de aprendizagem está ligado à percepção visual. Cineastas, arquitetos e até pilotos de avião costumam ter essa inteligência. Pessoas assim aprendem melhor com a visualização de gráficos, organogramas e esquemas.

3. Interpessoal A inteligência interpessoal está ligada à capacidade de interagir e lidar com pessoas. Quem possui essas habilidades têm capacidade de ensinar e liderar. Para pessoas com esse tipo de inteligência, a melhor forma de aprender é com os estudos e trabalhos em grupo.

 4. Intrapessoal A inteligência intrapessoal é a habilidade de conhecer e compreender a si mesmo. Quem se identifica com esse tipo de aprendizagem, terá melhor desempenho em atividades individuais. Seus estudos e pesquisas devem ser totalmente focados em seu próprio aprendizado.

5. Linguística Essa é a inteligência encontrada em escritores, jornalistas, publicitários, comunicadores e professores. Trata-se da capacidade de usar a linguagem na transmissão de ideias, de forma escrita ou oral. Seu aprendizado funciona melhor com a leitura e produção de textos, como resenhas e resumos. Explicar a matéria para si mesmo ou para a turma também é uma ótima forma aprender.

6. Lógico-matemática Esta habilidade está presente em matemáticos, físicos e programadores de softwares. Tratase da capacidade de identificar padrões lógicos em linhas de raciocínio. Assim, a melhor forma de aprender é por meio da resolução de problemas, classificações, tabelas e gráficos.

 7. Musical Como o próprio nome sugere, este é o tipo de aprendizagem encontrada nos músicos e poetas. Está ligada à capacidade de produzir sons e ritmos com instrumentos e palavras. Pessoas assim absorvem melhor o conteúdo estudado por meio de melodias e ritmos.

Posso ter mais de um tipo de aprendizagem? Segundo Gardner, sim. A pesquisa feita pelo psicólogo concluiu que todos possuem os 7 tipos de aprendizagem. No entanto, a maioria das pessoas têm, no máximo, dois deles bem desenvolvidos.

UNIGRAN EAD. Os 7 tipos de aprendizagem. Descubra o seu. Disponível em: . Acesso em: maio de 2020.

AGORA RESPONDA

Agora que já foram apresentados alguns tipos de aprendizagem, com qual (quais) dela (s) você acha que aprende melhor? Conte um pouco porque essa forma de estudar é a melhor para você!

Questão 3:

Para aprofundar seu conhecimento sobre as diferentes formas de aprender, veja na sequência um infográfico que mostra a taxa de aprendizagem de acordo com cada atividade realizada:



AGORA RESPONDA:

a)     a)  Qual é a atividade que mais gera a aprendizagem?

b)  b) Para você, a atividade do infográfico que mais gera a aprendizagem é a que você aprende mais? Justifique a sua resposta:

Questão 4:

Faça uma lista de todos os componentes curriculares que você tem na escola (Língua Portuguesa, Matemática, História etc.) Agora, escreva qual é a forma que você aprende melhor para cada um desses componentes. Verifique se é a mesma forma para todos ou se são diferentes.

Questão 5:

De acordo com o que você respondeu na questão anterior, você acha que para cada componente curricular a forma de estudo tem que ser a mesma? Ou pode-se utilizar formas de estudo diferentes dependendo do conteúdo?

Questão 6:

Experimente, na próxima semana, estudar os componentes curriculares de acordo com o que você respondeu na questão anterior! Ah, lembre-se de anotar aqui como foi o seu rendimento de estudo. Será que você vai aprender melhor e mais rápido, por exemplo?

OBSERVAÇÃO:

Nossa PET VOLUME 4 vai da página 160 a 176 resumi nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer.

__________________________________________________________________________________

AVISOS PARA A SEMANA DE 24 A 28 DE AGOSTO:

Nessa semana terminamos a Pet Volume 3, vocês devem terminar as atividades da quarta semana e enviarem para o nosso email as atividades prontas para assim fechar a carga horária dessa pet, não deixem acumular as atividades, coloquem os estudos em dia quem ainda estiver atrasado!

JUNTOS VAMOS TRANSFORMAR ESSA REALIDADE !


NOSSA ESCOLA, NOSSA SEGUNDA FAMÍLIA!

AULAS PARA A PET VOLUME 3: 

Queridos alunos , iniciamos nessa semana a Pet Volume 3, nela continuaremos temo como base nossos pilares:

PLANEJAR
                        EXECUTAR
                                                 AVALIAR
                                                                       AJUSTAR/AGIR      

Porem nessa pet faremos uma grande reflexão sobre o nosso dia-a-dia  , sobre os espaços físicos que temos em casa, como adaptá-los para os estudos, perceber a diferença do silêncio para os estudos e quanto o barulho pode nos atrapalhar  e assim vamos transformando essa realidade para melhor desenvolvermos nossos conhecimentos!!! 

Nossa Pet Volume 3 vai das páginas 175 a 187, segue abaixo as atividades que devem ser feitas no decorrer de cada semana, estarei online nos nossos horários de aula para tirar dúvidas de vocês sempre , tanto aqui no blog como no nosso grupo no whatsapp, pra facilitar montei as questões conforme fizemos na Pet Volume 2 sendo assim ficará mais fácil o entendimento das atividades:

ATIVIDADES DA PET VOLUME 3:                   

Segue abaixo as atividades de Estudos Orientados 2, nela, vocês vão planejar, executar, avaliar e ajustar, o cronograma de estudos de vocês dessa Terceira Pet, onde de maneira organizada e criativa, você deve aproveitar seu tempo para adquirir conhecimento e assim juntos vamos transformar essa realidade dos estudos online em uma verdadeira rede de conhecimento. Você deve responder as questões no decorrer das 4 próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com

Questão 1: (1ª Semana)

A) Como tem organizado seu espaço de estudo? Ele é específico para você ou você utiliza um espaço coletivo dentro de sua casa? Justifique.

B) Quais as características principais dos espaços existentes na minha casa? Você consegue transformar algum espaço em um cantinho próprio para o estudo? Justifique.

Questão 2: (2ª Semana)

A) O meu ambiente de estudo está me ajudando a aprender? Como posso melhorar?

B) Você já parou para pensar que uma diferença comum entre as pessoas é o quanto o silêncio ou o barulho ajudam na hora de estudar? E com você? O barulho ajuda na hora de estudar? E o silêncio? Escreva sobre o seu perfil em relação a essas duas características do ambiente de estudo e como elas interferem na sua forma de aprender:

C) Faça uma experiência em estudar em um ambiente isolado em silêncio e outra em um ambiente de barulho e nos diga como foi sua experiência:

AMBIENTE SILENCIOSO

AMBIENTE BARULHENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D) Monte seu horário de estudo, programe seu horário para acompanhar as aulas, crie um intervalo para seu almoço, e também após o horário das aulas, crie uma rotina de estudos.

Turno/Manhã

2ª-feira

3ª-feira

4ª-feira

5ª-feira

6ª-feira

1ª Aula

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

 

 

 

 

3ª Aula

 

 

 

 

 

4ª Aula

 

 

 

 

 

5ª Aula

 

 

 

 

 

6ª Aula

 

 

 

 

 

Almoço

 

 

 

 

 

 

Turno/Tarde

 

 

 

 

 

1ª Aula

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

 

 

 

 

3ª Aula

 

 

 

 

 

Rotina de estudos Individual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 3: (3ª Semana)

É hora de colocar em prática suas prioridades. Pensando em como utilizar melhor o seu tempo de estudo, faça uma lista de todos os conteúdos que você acredita ter mais facilidade em estudar e uma lista dos conteúdos que você tem mais dificuldade em estudar. Que tal partir das demandas dos conteúdos das tarefas que você tem que fazer neste mês?

CONTEÚDOS COM FACILIDADE

CONTEÚDOS COM DIFICULDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 4: (4ª Semana)

A) A partir desses conteúdos, liste todos os assuntos que você está estudando OU MELHOR OS PRINCIPAIS ASSUNTOS DE CADA DISCIPLINA. Colocar os conteúdos no papel ajuda você a ter uma ideia melhor do que é preciso ser feito.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

Língua Portuguesa:

 

Língua inglesa:

 

Língua Espanhola:

 

Matemática:

 

Química:

 

Física:

 

Biologia:

 

História:

 

Geografia:

 

Filosofia:

 

Sociologia:

 

Educação Física:

 

Artes:

 

Estudos orientados I:

 

Estudos Orientados II:

 

Praticas Experimentais:

 

Projeto de Vida:

 

Eletivas:

 

 

B) Agora que você já estudou bastante sobre prioridades nessas duas últimas semanas, pegue seu caderno, volte aos seus apontamentos sobre o tema e registre seus pensamentos sobre a seguinte questão: Quais os conteúdos que você identifica que ainda não aprendeu e são importantes para você entender melhor todas as aulas dos componentes curriculares da sua escola? Isso deve alimentar as suas prioridades de estudo.

OBSERVAÇÃO:

Nossa PET VOLUME 3 vai da página 175 a 187 resumi nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer, SÃO ATIVIDADES PARA PLANEJAR EXECUTAR, AVALIAR E REAJUSTAR..

 



AULAS PARA A PET VOLUME 2:

Caros alunos, na Pet Volume 2 continuaremos nossa reflexão baseada no PDCA:

PLANEJAR
EXECUTAR
AVALIAR
AJUSTAR/AGIR

Então para facilitar nossos estudos e organizar melhor segue abaixo alguns questionamentos que vocês deverão responder ao longo dessas 4 Semanas da Pet Volume 2 na qual estaremos ponde em prática o PDCA.

Segue abaixo as atividades de Estudos Orientados 2, nela, vocês vão planejar, executar, avaliar e ajustar, o cronograma de estudos de vocês dessa Segunda Pet, onde de maneira organizada e criativa, você deve aproveitar seu tempo para adquirir conhecimento e assim juntos vamos transformar essa realidade dos estudos online em uma verdadeira rede de conhecimento. Você deve responder as questões no decorrer das 4 próximas semanas e enviar para o email marantes593@yahoo.com

Questão 1: (1ª Semana)

Como tem sido a experiência de estudar em casa ? Justifique.

Questão 2: (1ª Semana)

Como você tem organizado seu horário? Tem conseguido participar de todas as aulas?

Questão 3: (1ª Semana)

Você tem conseguido fazer todas as atividades? Justifique, se sua resposta for não nos explique o principal motivo de não estar fazendo.

Questão 4: (1ª Semana)

Monte seu horário de estudo, programe seu horário para acompanhar as aulas, crie um intervalo para seu almoço, e também após o horário das aulas, crie uma rotina de estudos.

Turno/Manhã

2ª-feira

3ª-feira

4ª-feira

5ª-feira

6ª-feira

1ª Aula

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

 

 

 

 

3ª Aula

 

 

 

 

 

4ª Aula

 

 

 

 

 

5ª Aula

 

 

 

 

 

6ª Aula

 

 

 

 

 

Almoço

 

 

 

 

 

 

Turno/Tarde

 

 

 

 

 

1ª Aula

 

 

 

 

 

2ª Aula

 

 

 

 

 

3ª Aula

 

 

 

 

 

Rotina de estudos Individual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 5: (2ª a 4ª Semana)

Nesse Segundo Volume das Pets você está conseguindo manter as atividades em dia? Justifique.

Questão 6: (2ª a 4ª Semana)

Ao termino dessas semanas qual a avaliação que você faz dos seus estudos? Teve ajuda? Justifique.

Questão 7: (2ª  a 4ªSemana)

Agora após a avaliação feita, como você pode melhorar seu desempenho? Justifique.

 

OBSERVAÇÃO:

Nossa PET VOLUME 2 vai da página 192 a 194 resumi nessas perguntas para facilitar o entendimento e o que vocês devem fazer, POIS AS ATIVIDADES SÃO SEMELEHANTES A DO VOLUME ANTERIOR PARA PLANEJAR EXECUTAR, AVALIAR E REAJUSTAR, quem não fez as atividades da PET VOLUME 1 ainda, faça respondendo essas mesmas questões.


AULAS PARA A PET VOLUME 1:

Caros alunos nessa Pet Volume 1 de Estudos orientados II, vamos trabalhar para organizar nossa vida de estudos, nos conhecer melhor, buscar melhorar onde temos dificuldades, e ajudar quando temos facilidades, fazendo com que todos possam adquirir conhecimento de maneira que nossa escola caminhe unida em busca da excelência e de um futuro melhor para todos nós!

Segue abaixo as orientações para as 4 Semanas de Aula, lembrando que estarei disponível no blog e no nosso grupo de Whatsapp para melhor atendê-los e assim tirar as possíveis dúvidas:

NOSSO HORÁRIO:

3ª-feira:

1ª Aula 7h as 7h50min
6ª Aula 11h30min as 12h20min

5ª-feira

4ª Aula 9h50min as 10h40min 

6ªfeira:

2ª Aula 13h50min as 14h40min

ORIENTAÇÕES PARA AS 4 SEMANAS DA PET VOLUME 1:

1ª SEMANA:

Nesta primeira semana você vai se organizar, vai buscar em você seus dons, suas particularidades bem como as disciplinas que você não tem dificuldade e pode se aprimorar ainda mais e também aquelas que você precisa melhorar, precisa rever para que possa também chegar a um objetivo maior que não é só aprender e sim transformar a realidade do conhecimento.

Em seguida você deve construir uma rotina de estudos, dentro e fora do ambiente escolar para que você tenha tempo para o estudo, bem como para o lazer, o convício em família, e amigos. Segue abaixo um modelo para você montar seus horários:


Assim você deve criar metas, para seus estudos, traçar objetivos que possam ser concluídos, elenque prioridades, veja as disciplinas que possui mais dificuldade, dedique um tempo maior a elas, para que assim você possa melhorar cada dia mais e mais.

PENSAMENTOS E AÇÕES QUE VOCÊ CARO ALUNO DEVE EVITAR EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS:

1. Desistir sempre que as coisas ficarem difíceis na escola. 
2. Isolar-se de tudo e de todos durante muito tempo para estudar. 
3. Não cuidar da alimentação. 
4. Ser inflexível ao estudar. 
5. Acostumar-se com notas ruins. 
6. Deixar de estudar a matéria que não gosta. 
7. Deixar a matéria acumular. 
8. Achar que nunca vai aprender um conteúdo. 
9. Desistir de aprender uma matéria porque não gosta do professor. 
10. Achar que não vai conseguir se organizar melhor para estudar. 
11. Achar que o tempo é pouco para tanta coisa que precisa estudar. 
12. Ficar esperando a vontade de estudar chegar. 
13. Utilizar as redes sociais ou celular durante as aulas. 
14. Estudar matéria diferente da aula que está sendo ministrada pelo educador.

AULAS PARA A 2ª. 3ª e 4ª SEMANAS:

Caro estudante, Na primeira semana das aulas de Estudos Orientados II, vimos que as formigas se organizam e mudam a forma de se organizarem conforme suas necessidades. Entendemos que ter bons hábitos e adquirir uma nova rotina contribuirá para a sua formação de competências para o século XXI, como é o caso do autodidatismo. No entanto, para que seja mais eficaz a organização dos seus estudos, vamos utilizar de instrumentos de acompanhamento e avaliação para confirmar se as atividades desenvolvidas por você realmente estão relacionadas ao que foi planejado e aos seus objetivos. Uma boa forma de fazer isso é por meio de um método chamado PDCA. Sua tradução do Inglês é: 
P de Plan= Planejar 
D de Do= Executar 
C de Check= Avaliar 
A de Act= Agir/Ajustar 

Portanto nessas próximas três semanas, vivenciaremos esse processo na pet, vocês encontrarão as atividades em que vão, planejar, executar, avaliar e ajustar, vamos juntos modificar nossa rotina de estudos para crescermos cada vez mais.

Planejar

Essa é a primeira etapa que corresponde ao momento do diagnóstico do que você precisa estudar. Vamos entender melhor? Para que tudo comece bem é necessário certificar-se de 3 pontos básicos: 
• CLAREZA, ou seja, você entendeu? 
• OBJETIVIDADE, ou seja, você sabe o que fazer? 
•VIABILIDADE, ou seja, é possível fazer o que foi planejado? 
Se esses três pontos estiverem harmonicamente articulados é muito provável que o trabalho dê certo. Mas as demais etapas também precisam ser seguidas de maneira correta. 

Executar

A segunda etapa é a execução do que você planejou para a semana. Ela é a ação sobre os processos definidos e organizados no planejamento. Nela, o que vai contar é o desenvolvimento das seguintes qualidades: 
1. Organização; 
2. Pro atividade; 
3. Protagonismo;
4. Determinação; 
5. Eficiência; 
6. Responsabilidade.

Avaliar

Nessa etapa é importante fazer as seguintes perguntas: 
√ Tudo está acontecendo conforme foi planejado? 
√ Os resultados são aqueles esperados? 
√ As datas definidas serão alcançadas? 
√ O trabalho está sendo positivo em todos os aspectos? 
√ Consegui perceber algum ponto fraco? 
√ O que fazer para melhorar?

Ajustar/Agir

Depois de ter PLANEJADO (P), EXECUTADO(D) e AVALIADO (C) executado, chegou o momento de REVER, AJUSTAR e AGIR (A) sobre os pontos que precisam ser melhorados, pois, com certeza, as atividades já devem estar bem adiantadas. Pois bem, a QUARTA ETAPA é o momento em que as coisas que não estão bem, devem ser corrigidas. Depois de ter identificado as falhas, esse é o momento de rever o PLANEJAMENTO. Algumas perguntas importantes devem ser feitas nessa fase: 
√ O que não está funcionando direito? 
√ As estratégias utilizadas foram adequadas para alcançar os objetivos? 
√ Estou sabendo fazer minhas tarefas? 
√ O que é preciso fazer para corrigir os furos encontrados? 
√ Com quem posso contar? 

FICA A DICA: Não esqueça de realizar o PDCA de forma contínua. Ele tem o objetivo de melhorar as ações que foram planejadas e não foram tão eficazes. Mantenha sua rotina e bons hábitos, isso tudo com certeza favorecerá na caminhada da construção do seu Projeto de Vida.

ATENÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES SE ENCONTRAM NE PET VOLUME 1, ESTAREI SEMPRE ONLINE NO NOSSO GRUPO PARA TIRAR DÚVIDAS NOS HORÁRIOS DE NOSSAS AULAS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário